domingo, 28 de agosto de 2011

memorial


MEMORIAL
SIMÔNE RODRIGUES RIBEIRO











A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL











PROINFO- INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
POLO DE SANTA ISABEL- 2011

TAREFA DE ENCERRAMENTO
Memorial
          Olá meu nome é Simone Rodrigues Ribeiro sou coordenadora de um dos pólos da cidade de Santa Isabel e sinto cada vez mais a necessidade de me aprofundar no mundo da tecnologia e em especial na computação tanto do ponto de vista pessoal quanto no profissional.
          Há alguns anos atrás quando se ouvia falar de compras pela internet, em estudar, vender, conversar e vir a outra pessoa numa tela em tempo real pensava ser algo tão distante de nós que não julgávamos estar vivos para vermos.
          Mas a tecnologia está cada vez mais presente e imperativa em nossa vida. Quando fiz a matrícula no curso fiquei inquieta sem saber o que me aguardava ,  mas a minha preocupação não era com a qualidade do curso mas sim se eu passaria muita vergonha , se eu conseguiria acompanhar o curso. Quando iniciei pude perceber que a grande maioria das pessoas que ali estavam tinham a mesma preocupação, as mesmas dúvidas e angústias.
          O medo que eu tinha de fazer o conteúdo do computador sumir todo, de estragar, de apertar um botão e tudo desaparecer não era só meu. A palavra salvar para mim e para as demais era uma agonia, salvar onde? Como? Eu salvo e some tudo. E se eu não souber onde salvei? E se eu não achar nunca mais?
          O que acabou acontecendo foi que estas questões acabaram unindo o grupo. A nossa tutora percebeu todas as nossas dificuldades e constrangimento e acabou acolhendo-nos de forma tão doce e natural permitindo um ambiente onde ríamos de nossas dificuldades e compartilhamos de nossos avanços. Quase todo o grupo já se conhecia, pois trabalhamos todos na Educação e as atividades propostas onde tínhamos que trabalhar em grupo foi uma vitória para nós, onde pudemos participar e interagir mais uma vez umas com as outras.
          Muitas idéias borbulham em minha cabeça, é claro que tenho consciência de que a educação hoje é muito diferente e sei que a tecnologia só veio somar, é um meio inevitável.
Eu como professora me vejo no meio do processo onde não tenho mais que só transmitir conhecimentos, tem que ir mais longe, tenho que educar para a cidadania, dar ferramentas para tornar alguém capaz de buscar e interagir com o novo sem medo, sabendo distinguir o bom do ruim, o útil e o desnecessário para ele.
           O curso me abriu um leque de pensamentos, sentimentos e idéias onde a base é a tecnologia como modo de exploração, inovação e estratégia de situações de aprendizagens.
           Projetos poderão ser escolhidos, embasados e desenvolvidos tendo a internet como apoio: raciocínio lógico, coordenação motora, noção espaço temporal através de programas de computadores.
          A imaginação e a criatividade terão ferramentas inesgotáveis na busca de respostas de atividades bem elaboradas.
          A leitura e a escrita, as produções serão mais significativas através de textos construídos para blogs de alunos e/ou escola onde os textos terão resultados e explanações imediatas.
          As atividades que realizamos no curso mediado pela tutora aguçaram todas essas idéias e vivenciando-as pude me colocar no lugar de meu aluno ali vivendo num mundo tão rico de informações e possibilidades, aluno este que em casa tem o vídeo game, a TV com todas aquelas funções, o computador, a câmera digital, o seu celular com todas aquelas funções que certamente domina infinitamente melhor do que eu e de repente se vê sentado e eu com um livro, a lousa e muita fala de minha parte tentando fazer com que ele me dê um pouco de atenção.
          Pensei realmente que ao invés de ler e pedir que escrevam em uma folha possa ouvir minha versão da história e verificar se há outras através da pesquisa na internet. Ilustrar algum trecho utilizando algum programa de computador.
          Já imaginei meus alunos tentando localizar a sua casa, quantas informações esta ação lhes proporcionaria.
          Realmente muitas mudanças ocorreram e meu modo de ver oi uso das tecnologias em prol da educação mudaram. Tenho consciência de que muito pouco sei e que muito ainda há para aprimorar e que este buscar mais será para sempre, pois os avanços serão tantos que quando estiver mais familiarizada com algo novo este novo certamente estará velho, mas hoje sei que é possível, que devagar as novidades vão sendo assimiladas e que o medo e insegurança vão dando lugar a ousadia e a confiança. Nossa tutora teve grande responsabilidade por este resultado pois sempre me passou que entendia meu drama, que compreendia que o que ela solicitava para ela era simples mas para mim era um absurdo isso quando eu conseguia ver o que ela queria, pois as vezes ela que com sua paciência tirava a venda de meus olhos para poder enxergar o que me era pedido. Não sei como ela me vê, não sei se ela consegue ver o caminho que ela percorreu comigo, segurando minha mão e me conduzindo pelo obscuro caminho do conhecimento, mas eu só tenho a agradecer.
          Ficam expectativas. Sei que estou engatinhando e muito ainda espero aprender, quem sabe num próximo curso.

Beijos Simone!

Nenhum comentário:

Postar um comentário