CRONOGRAMA: 22/08 À 24/08
CLIENTELA: alunos do 2º ano
JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitei para trabalhar com meus alunos utilizando lendas da cultura popular brasileira, jogos, brincadeiras de forma interdisciplinar
Objetivos
-Apresentar a lenda da sereia Iara
-Trabalhar a oralidade, refletir sobre a coerência textual e sobre o sistema de leitura e escrita.
-Trabalhar em grupo;
-Desenvolver o raciocínio lógico
-Proporcionar reflexões relacionadas à quantidade, adição e subtração.
Atividades desenvolvidas
-Leitura da lenda Iara;
- Roda de conversa sobre a lenda;
-Reescrita de um texto coletivo tendo o professor como escriba;
-Interpretação através de desenho, trabalho em grupo.
-Relacionar números à quantidade
-Noções de adição e subtração.
DESENVOLVIMENTO
A aula terá início com a apresentação da lenda da Iara, faremos um levantamento em uma roda de conversa para saber o que eles sabem e as histórias que eles já ouviram sobre a lenda em questão, após farei a leitura e voltaremos para nova roda de conversa para verificarmos diferenças e semelhanças da bagagem deles com relação à lenda. Passaremos a produção de um texto coletivo onde o objetivo será a reescrita e tendo o professor como escriba para organizar as idéias e trabalhar a segmentação, uso das linhas, etc. Dividirei a sala em grupos e receberão uma folha para o registro da lenda e para que em grupo fizessem algum registro da lenda utilizando o desenho também. Os trabalhos serão expostos, após revisão no pátio da escola.
Também trabalharei com contagem, noções de adição e adições utilizando materiais que seguem em foto.O objetivo é utilizar material concreto para facilitar o a compreensão do adicionar e do subtrair. Estes materiais fazem alusão a sereias e a árvores que direi que são da floresta onde a sereia vive ou posso aproveitar para uma outra lenda como por exemplo do Saci.
AVALIAÇÃO
Será feita durante as atividades, observação da participação do aluno e seu desempenho na apresentação do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário